Fazenda

Post to Twitter Post to Facebook

TRADIÇÃO

A Fazenda Retiro da Barra de Cássia (RBC) se originou da Fazenda Santa Maria, desde 1939 de Antônio Melo Carvalho, que em 1984 dividiu a propriedade entre os sete filhos.

Um dos pioneiros na produção de leite no município de Cássia, sudoeste de Minas, transmitiu para os filhos a vocação.

 

MODERNIDADE

Hoje com cerca de 500 hectares, topografia colinosa, a fazenda tem como foco a produção de leite e a de matrizes e reprodutores com aprimorada aptidão leiteira, combinada com perfil de longevidade.

A seleção se baseia na busca de animais que tenham e transmitam bons úberes e bons aprumos, base moderna para longa vida produtiva e reprodutiva.

Para batizar essa seleção, fruto de atenção pessoal do proprietário, foi iniciada no ano 2000 a marca Girolando RBC, baseada em filosofia de trabalho que enfatiza a seleção, a seriedade e a segurança.

REPRODUTORES

A criação de bons reprodutores é um dos focos da fazenda. Por isso, sua presença tem sido frequente nas exposições de Girolando, embora não seja prioridade a produção de animais para pista.

A seleção preliminar de reprodutores tem como critérios:

:: Mães que se destacam pela alta produção de leite e sanidade geral (úbere, aprumos);

:: Pais com PTA elevado para leite, aprumos e sustentação de úberes;

:: Bom desenvolvimento e tipo.

 

São selecionados prioritariamente os Puros Sintéticos e 5/8 de primeira geração. Em casos de genética de ponta dos pais, também são mantidos e registrados reprodutores 3/4 (estes, com 75% de sangue Holandês, boa opção para uso em fêmeas 1/2 sangue ou mesmo 3/4).

Anualmente a seleção filtra cerca de 20 reprodutores num grupo de 100 machos nascidos.

Os touros RBC são vendidos com idade acima de 18 meses, já com exame andrológico. O valor de cada touro é calculado em função de parâmetros objetivos de tipo e aptidão leiteira (pedigree e valor genético), explicitados claramente para potenciais compradores.

 

MANEJO

Após 20 anos de experiência, o manejo atual visa usar o grande diferencial do Girolando: FLEXIBILIDADE. Um bom rebanho Girolando responde com alta produção a manejo semi-intensivo (nas épocas de preço de leite favorável), mas deve suportar bem manejo extensivo se o mercado não estimula o aumento da produção. Não somos exigentes com relação a precocidade. Vemos a longevidade mais importante do que a máxima exploração do potencial produtivo, padrões mais condizentes com a genética leiteira tropical, para produção e reprodução.

Após os 12 meses as fêmeas são mantidas exclusivamente a pasto. Assim, a idade ao primeiro parto é programada para cerca de 33 meses.

Em lactação, a produção não é forçada para o limite; o uso de concentrados é na base média de 1kg / 4,0 kg de leite (1/3,5 no início e 1/5 no estágio final de lactação). Nas águas, o pasto é o volumoso de prioridade para vacas após 4 meses de lactação.

Com isso, tem sido obtidos melhores resultados: rusticidade, que possibilita produção com flexibilidade de manejo, sanidade, e longevidade.

Nossas vacas são mais caboclas e menos madames!


SELEÇÃO, SERIEDADE, SEGURANÇA

A seleção criteriosa e a seriedade nas informações precisas e completas sobre cada animal, constituem princípios basilares na atuação da Fazenda Retiro da Barra. Nosso propósito é transmitir segurança para os adquirentes de exemplares Girolando RBC, matrizes ou reprodutores, aumentando o número de clientes satisfeitos.